Padrões de Projeto: Bala de Prata?

Para quem não entendeu o título, fique tranquilo vou explicar o que significa. O que quero levantar é o seguinte: Será que padrões de projeto são sempre a melhor solução para tudo, todos os problemas de OO, etc?

Os Padrões de Projeto foram criados para solucionar problemas comuns no desenvolvimento de software. Eles já foram usados, testados e aprovados. Quanto a isso não há dúvida, mas o que devemos prezar é: o código deve ser simples de ler, entender e manter. De que adianta matar uma formiga com um canhão?

Um dos princípios do movimento ágil é: não antecipe o problema, apenas resolva o problema que você tem no momento. Há muitas pessoas por aí procurando lugar no código para aplicar um padrão. Em primeiro lugar, os padrões nasceram de uma necessidade, então você deve sentir esta necessidade para tentar resolver o problema usando padrões de projeto.

Na minha humilde opinião os padrões auxiliam e muito, quando há necessidade de implementá-los, não saia por aí caçando oportunidades para implementar padrões no seu projeto e dizer “Eu uso padrões de projeto, sou o cara”.

Written on February 25, 2012